Projeto gráfico de Helena Queria o Chapéu
Descubra o processo criativo por trás das minhas histórias e ilustrações no Mundo Secreto. Inscreva-se para acompanhar o nascimento do livro, trocar ideias e fazer parte de uma comunidade apaixonada
Olá! Que alegria ter você por aqui, espiando o "Mundo Secreto"! Este cantinho especial é onde a magia acontece, um espaço de trocas criativas e descobertas com meus queridos leitores.
Deixe-me te contar um pouquinho da jornada que me trouxe até aqui... Em 2015, nasceu um conto singelo, com 27 estrofes, que mais tarde ganhou asas e se transformou em um roteiro cinematográfico de longa-metragem. Foi como se "Helena Queria o Chapéu" me puxasse para as telonas e, de lá, me trouxesse de volta para a escrita, com ainda mais paixão.
Ilustração 10, técnica mista, Oryanna Borges.
Agora, com dois projetos finalizados, sinto um chamado para dar vida, através de ilustrações, àquele conto original. Confesso que uma dúvida me cutuca: o desejo de transformar o roteiro em livro é forte. Afinal, a narrativa do roteiro se expandiu, ganhou novos personagens e a profundidade de Helena se intensificou.
Percebo que conto e roteiro (e a prosa que dele surgirá) são como flores em jardins diferentes, cada um com seu encanto e público. A delicadeza poética do conto em 27 estrofes talvez converse com corações diferentes da faixa etária que a adaptação para prosa e cinema poderá alcançar. E está tudo bem! Seguiremos nosso caminho, cada um a seu tempo.
O desafio que me encanta agora é dar forma visual à história da menina que se sente desencontrada com um mundo que não acolhe sua maneira única de sentir e se expressar, a ponto de se tornar uma boneca. Não será uma jornada simples, mas acredito que Helena, em suas fases de conto e roteiro, amadureceu e encontrou sua expressão final nesta ilustração que feita para a décima estrofe.
Ilustração 1, técnica mista, Oryanna Borges
Embora os chapéus maravilhosos, a personagem precisa ser refeita, e a correção seria um bom caminho, não fosse uma questão afetiva: essa Helena foi inspirada em uma foto de minha irmã caçula, aos 5 anos. Inspirar-me nela foi uma forma de lidar com o luto por sua partida recente e não tenho coragem de modificar as feições, que embora em nada se assemelhem, tem um quê de sua graça.
E essa não é a única ilustração que clama por ajustes. O próprio projeto gráfico parece pedir uma repaginada, uma readequação das ideias que floresceram com uma compreensão mais profunda da história. É fascinante como uma criação parece ganhar alma própria, sussurrando o que precisa. E a nós, criadores, cabe a escuta atenta e a generosidade em atender esses pedidos.
Por isso a ilustração cinco foi retomada e está em fase de finalização.
Ilustração 5, 2019.
“Porém de nenhuma maneira
Independente de quanto amor
Tilintavam zilhões de sininhos
Nem sequer chovia purpurina
Ou sentimentos mudavam de cor!!!”
Mesmo assim, essa ilustração também passou por um processo de transformação e está quase pronta para ganhar sua forma definitiva.
E neste novo ciclo, que vislumbro como o final desta etapa, uma nova ilustração começou a brotar, trazendo a promessa de dar vida ao livro, finalmente!
Detalhe da ilustração 4, em processo.
Se você sente curiosidade em acompanhar o nascimento deste livro, te convido a se inscrever aqui no "Mundo Secreto". E mais que isso, traga suas próprias ideias, seus projetos, suas experiências. Este espaço é nosso, um lugar de troca, de aprendizado mútuo e de celebração da criação em todas as suas formas. Mal posso esperar para conhecer suas histórias e caminharmos juntos nesta jornada!






