Ilustração #8: Uma Jornada de Recriação e a Busca por Apoio
Descubra o "mundo secreto" da ilustração #8, referências literárias, desafios materiais e um convite para você apoiar a produção artística nacional. Participe!
Ilustração 8 em processo
Esta é a segunda encarnação da ilustração oito. A primeira já havia sido retrabalhada em 2021, para readequar a imagem à evolução da personagem durante a escrita do roteiro cinematográfico. Essa readequação resultou em uma arte dura e forçada, de modo que não vi sentido em um novo tratamento, e sim na completa recriação.
Antiga versão da ilustração 8
Duas mudanças foram efetuadas em relação ao conceito original: o fundo incorporou uma tonalidade de cinza arroxeado, e a progressão da explosão dos chapéus incluirá sua origem nas bolhas de sabão, o veículo da imaginação mágica de Helena. Enquanto o cinza do fundo dialoga com os momentos de confusão e sofrimento interior não expresso vocalmente, a progressão natural de sua explosão de pensamentos conversa diretamente com a estrofe 8 da história. Aliás, a explosão dialoga com os quadrinhos, adotando o balão de explosão como forma de enfatizar essa implosão de Helena.
Bobona mesmo! E quando sofria,
seus pensamentos embalonavam.
Digo, viravam sombrios balões,
tão cheios de desilusão e medo
que ruidosamente estouravam.
Detalhe da ilustração 8
Visualizar a expressão de Helena explorando sua perplexidade também foi uma forma de enfatizar o sofrimento implosivo dela, em contraponto ao colorido e lúdico da imagem, que, por sinal, ontem alguém me apontou como referente às cores de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Com isso, preciso apontar que as botas vermelhas refletem uma escolha deliberada que tem como referência a força criativa não direcionada de "Os Sapatinhos Vermelhos", um conto que particularmente adoro.
Verso da ilustração 8
Isto dito, apresento o verso da ilustração 8, no qual figura Marabá, personagem importante de Scarlet Moon, o projeto desenvolvido como série para animação em 2019. Os perfis encapuzados são das bruxas que Luna teme mais do que a própria sombra, que, neste caso, é Scarlet. O motivo dessa arte estar no verso não é sua obsolescência em termos visuais, nem um senso de sustentabilidade que me leva a aproveitar ambos os lados do papel. É uma questão econômica. Eu não tenho condições de comprar o papel Bamboo Hahnemühle no qual as ilustrações foram começadas. A versão antiga da ilustração 8 terá seu verso aproveitado, assim como outras ilustrações. A prioridade é repor as tintas.
Mas não precisa ser assim tão sofrido fazer arte no Brasil. Se esse processo de criação encanta seus olhos, você pode se tornar um membro fundador e ter acesso a este e todos os conteúdos pagos da Newsletter. Com isso, estará enriquecendo seu repertório criativo por meio da troca à qual a Seção Mundo Secreto, dedicada aos membros fundadores, se destina. E ainda dará suporte a uma artista que vem da classe econômica mais prejudicada neste país, que é aquela a quem nem mesmo o capital cultural consegue chegar. Meu caminho em busca de estudo, conhecimento e criação foi árduo e perpassado pelos revezes de um autismo não detectado. Se você precisa de uma história de superação para dar o seu suporte à cultura do país, eu sou a encarnação da superação, e o que produzo tem valor por causa disso. E merece ganhar o mundo. E você pode fazer parte dessa jornada de superação e autocriação. Assine a newsletter, torne-se um membro fundador e compartilhe meu trabalho com quem possa se beneficiar dele.
Serei eternamente grata.






